No início dos anos 1930, um corretor da bolsa de Nova York estava lutando contra o seu alcoolismo. Antes de chegar ao fundo do poço, ele entrou na faculdade e conheceu a amor de sua vida, Lois, com quem ficou noivo. Pouco depois, sua depressão e ansiedade tornaram-se tão imobilizastes que ele teve de encurtar o primeiro ano de faculdade. No ano seguinte, ele decidiu voltar, porém começou a enfrentar várias consequências, especificamente sendo suspenso da universidade por um acidente de trote.
Alguns anos depois, ele começou a servir na Guarda Nacional de Vermont. Durante seu treinamento, ele foi convidado para um punhado de jantares onde álcool estava sendo servido. Lá, ele tomou sua primeira bebida e, finalmente, se tornou um alcoólatra.
Esse mesmo homem acabou cruzando o caminho de um cirurgião em Akron, Ohio, que também lutava contra o alcoolismo. Em 1935, os dois desenvolveram o que viria a ser conhecido como um dos grupos de apoio mais prevalentes no mundo.
Seu nome era Bill W., e ele desenvolveu Alcoólicos Anônimos (AA), que agora é a fonte de vida por trás do programa de 12 Passos em todo o mundo.
O que é um programa de 12 passos
O programa de 12 passos está incluído em inúmeras clínicas de recuperação. Na verdade, é relatado que a programação de 12 passos é fornecida em cerca de 74% de todos os centros de tratamento em todo o país. Por meio desse método, os viciados em recuperação e os alcoólatras podem utilizar 12 passos distintas para manter a sobriedade por meio do apoio e do encorajamento mútuo.
Alguém que está participando de um programa de 12 passos pode esperar várias sessões (pelo menos uma por dia) com outras pessoas na clínica de recuperação. Lá, eles trabalharão e aplicarão as etapas para sua recuperação. As etapas incluem o seguinte:
- Admitimos que éramos impotentes em relação ao álcool, que nossas vidas se tornaram incontroláveis
- Passou a acreditar que um Poder maior do que nós poderia nos devolver a sanidade
- Tomamos a decisão de entregar nossa vontade e nossas vidas aos cuidados de Deus como o entendemos
- Fez uma busca e destemido inventário moral de nós mesmos
- Admitimos a Deus, a nós mesmos e a outro ser humano a natureza exata de nossos erros
- Estamos inteiramente prontos para que Deus remova todos esses defeitos de caráter
- Humildemente pediu a Ele para remover nossas deficiências
- Fiz uma lista de todas as pessoas que prejudicamos e nos dispusemos a fazer as pazes com todas elas
- Fazia reparações diretas a essas pessoas sempre que possível, exceto quando fazê-lo poderia prejudicá-las ou a outras pessoas
- Continuamos a fazer um inventário pessoal e, quando estávamos errados, admitíamos prontamente
- Procurou através da oração e meditação para melhorar nosso contato consciente com Deus como o entendíamos, orando apenas pelo conhecimento de Sua vontade para nós e o poder de realizá-la
- Tendo tido um despertar espiritual como resultado dessas etapas, tentamos levar esta mensagem aos alcoólatras e praticar esses princípios em todos os nossos negócios
Ao ler os 12 Passos pela primeira vez, as impressões comuns são de medo e ansiedade, pois tentar fazer todas essas coisas pode ser opressor, ou que essas etapas parecem simples e não devem ser problema para o usuário em recuperação aplicar. sua vida. Não importa quais sejam as primeiras impressões, quase todos os indivíduos que participam de uma reabilitação de 12 passos descobrem que existem desafios e sucessos ao trabalhar os passos.
Como é uma Reunião de 12 passos ?
Quando em reabilitação, as reuniões de 12 passos costumam ser muito semelhantes às realizadas fora das instalações e dentro da comunidade. Normalmente muito simples em termos de ambiente, a maioria das reuniões será realizada em uma sala de conferências ou outro tipo de espaço fechado onde pode haver privacidade. As reuniões locais de 12 passos são frequentemente realizadas nas igrejas. Lá, os participantes da reunião se reunirão e se sentarão e lerão os próprios 12 Passos.
Na maioria dos programas de reabilitação de 12 passos, as reuniões são realizadas de maneira que todos os envolvidos possam falar, se quiserem. Algumas reuniões podem ter membros do grupo compartilhando ideias, histórias, etc. enquanto andam em um círculo, enquanto outras podem ser voluntárias. Durante a reunião, entretanto, um tópico geral é geralmente escolhido e os participantes da reunião podem expandir esse tópico ou alterá-lo de acordo com suas necessidades no momento.
Ao participar de uma reunião de 12 passos, saiba que é um lugar seguro que garante que o que você disser ficará lá. Essas reuniões podem servir como terapia para você e outras pessoas, tanto durante o tratamento quanto fora dele.
Benefícios da programação de 12 passos
Quando você participa de uma reabilitação de 12 passos, você vai receber o que você dá a ela. Se você permanecer diligente em seu programa, poderá gerar vários benefícios, como os seguintes:
- Suporte – Por meio de reuniões de 12 passos , você conhecerá e se conectará com outras pessoas que compartilham desafios semelhantes aos seus. Ao conversar e interagir com essas pessoas, você obterá o apoio de uma comunidade muito unida. E você também poderá fornecer suporte em troca.
- Terapia gratuita – Para simplificar, as reuniões dos 12 passos (quando realizadas fora da reabilitação) são gratuitas. Este recurso, que tem se mostrado altamente eficaz em ajudar os indivíduos a manter a sobriedade por um longo prazo, é tão benéfico quanto participar de sessões de terapia individual ou em grupo, porém não cobra nada. Isso significa que você pode ir com a frequência que desejar, sem temer um alto custo da terapia.
- Habilidades – Ao longo de sua recuperação do vício, você obterá várias habilidades diferentes que o ajudarão a manter sua sobriedade e administrar seu bem-estar emocional. Frequentar um programa de 12 etapas pode fornecer a você outro recurso para a construção de habilidades, já que ouvir a experiência de recuperação de outras pessoas pode ajudá-lo a aplicar novos métodos de recuperação à sua vida.
Conseguindo ajuda
Não importa o quão viciado você seja em drogas e / ou álcool, obter ajuda é sempre considerado a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo. Se você está intrigado com a metodologia dos 12 passos, procurar uma Clinica de reabilitação que atenda às suas necessidades e forneça esse tipo de terapia pode ser um excelente ponto de partida para você.
Aqui, estamos profundamente enraizados na terapia dos 12 passos e a utilizamos no tratamento de todos os nossos clientes. Além disso, encorajamos a participação contínua neste programa após sair da reabilitação. Continuar a fazer coisas que aumentam suas chances de permanecer sóbrio, sem dúvida, o manterá no caminho certo.
Não espere mais. Entre em contato conosco agora mesmo para obter a ajuda que você merece.